O Colégio Parque foi fundado em 30 de novembro de 1983 pela professora Zilmar Sacramento de Araújo, tendo como sócio seu filho Marcelo Sacramento de Araújo. Naquele momento, recebeu todo o apoio do seu esposo o Sr. Wilson Coelho de Araújo e sua filha Márcia Sacramento de Araújo.Apoio este que persisti até hoje. Naquela época a idéia era criar uma escola no meio das árvores frondosas no endereço que era uma bela chácara na Rua Silveira Martins nº 501 no bairro do Cabula – SSA/BA.

Nascia ai a Escola Parque da Criança, da Educação Infantil até o 5º Ano do Fundamental. Com o passar dos anos veio o fundamental de 6º ao 9º Ano e o Ensino Médio. Veio também a sede própria que foi construída na Silveira Martins, 3806, especialmente para funcionar a Escola e o seu nome foi modificado para Colégio Parque. No ano de 2000, surgiu o cursinho pré vestibular, o Parque Universitário.

No dia 13/09/2007, conseguimos a autorização do Ministério da Educação para inaugurar a FAP - Faculdade Parque, que funciona na sede do Colégio Parque no turno noturno, dando início as atividades no Ensino Superior. O primeiro curso é o de Pedagogia.

Em 2011 iniciamos nossos cursos de Pós Graduação, tendo como grande diferencial o curso em Histórias Africanas e Afro-Brasileiras com Ênfase na Cultura do Benin, sendo a primeira na América Latina em convênio com o Ministério de Ensino Superior e da Pesquisa Científica de um país africano, o Benin.

Estas conquistas, realizam o sonho dos seus diretores de consolidar o slogan que a escola sustenta a muitos anos. Uma escola completa, uma escola de vida. Uma escola que nasce na Educação Infantil, passa pelo Fundamental de 1º ao 9º ano, ensino médio, pré vestibular, graduação e pós graduação. Uma escola que prepara para a vida, com muita vida. Enfim, como dito pela Comissão Avaliadora do MEC que autorizou o curso superior, Uma Escola Com Alma!